Quantas formas de administração de cannabis medicinal você conhece?  

Você sabia que existem diversas formas de administração de cannabis para diferentes finalidades terapêuticas? Se os óleos à base de cannabis ainda são pouco (re)conhecidos como opção de tratamento, imagine as demais formas tão pouco conhecidas?  
Abaixo, listamos algumas possibilidades:

Sublingual: óleos ou tinturas colocados sob a língua, onde são absorvidos diretamente pela corrente sanguínea através dos capilares na boca que proporcionam uma absorção e o início de ação, geralmente entre 30 minutos e 1h30min, dependendo do metabolismo do indivíduo e de fatores como alimentação, já que a cannabis é lipossolúvel, ou seja, solúvel em gorduras. 

Tópica: a cannabis em forma de creme, loção, óleo ou pomada que pode ser aplicadas diretamente na pele para aliviar a dor localizada, inflamação, ou para tratar condições como psoríase ou eczema. Uma das vantagens é o fato de que o THC, canabinoide comumente indicado para esses casos, não penetra na corrente sanguínea em quantidades significativas, logo, não há o efeito psicoativo para quem tem mais sensibilidade.  

Comestíveis: a cannabis pode ser adicionada a alimentos ou bebidas, como brownies, biscoitos, chocolates, gomas de mascar, chás, entre outros. Leva mais tempo para produzir efeitos devido à digestão, mas estes tendem a durar mais tempo. 

Supositórios: útil para pacientes que têm dificuldade em ingerir medicamentos ou que buscam efeitos locais para tratar condições como dor pélvica ou espasticidade retal. 

Sprays bucais: para serem pulverizados diretamente na boca, esses sprays contêm extratos de cannabis em uma base líquida que são absorvidos através da mucosa oral, proporcionando uma absorção rápida, e, por isso, é indicado para crises convulsivas. 

Atualmente, a ANVISA regula apenas a importação de medicamentos em forma de óleos com receita médica – em sua maioria, os casos são judicializados. Então, na cena brasileira, é necessário observar fatores como acessibilidade legal e disponibilidade da forma de administração, além das preferências individuais, das condições médicas específicas, do tempo de ação e duração dos efeitos. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *