De maneira contraditória, a Cannabis é proibida por falta de estudos, mas ao mesmo tempo é proibida de se cultivar nas Universidades e estudá-la, assim como a burocracia para ter acesso aos insumos derivados da planta desestimulam diversos acadêmicos.

Trazemos em nosso nome “apoio à Pesquisa” exatamente por compreender que a batalha pela legalização e democratização da cannabis em âmbito nacional depende, também, de pesquisas científicas que consolidem a utilização da planta para as mais diversas indicações terapêuticas, assim como a consolidação de técnicas agronômicas e farmacêuticas na cadeia produtiva.

A APEPI é alicerçada por profissionais referência em pesquisas acerca do tema, e por esse motivo é que a pesquisa acadêmica está nas raízes da APEPI.

No ano de 2023, criamos um setor específico para cuidar deste tema aqui na APEPI, que atuam em três vertentes:

Pesquisa contínua da APEPI com Óleos de Cannabis Medicinal

De maneira contraditória, a Cannabis é proibida por falta de estudos, mas ao mesmo tempo é proibida de se cultivar nas Universidades e estudá-la, assim como a burocracia para ter acesso aos insumos derivados da planta desestimulam diversos acadêmicos.
Trazemos em nosso nome “apoio à Pesquisa” exatamente por compreender que a batalha pela legalização e democratização da Cannabis em âmbito nacional depende, também, de pesquisas científicas que consolidem a utilização da planta para as mais diversas indicações terapêuticas, assim como a consolidação de técnicas agronômicas e farmacêuticas na cadeia produtiva.

A APEPI é alicerçada por profissionais referência em pesquisas acerca do tema, e por esse motivo é que a pesquisa acadêmica está nas raízes da APEPI.

No ano de 2023, criamos um setor específico para cuidar deste tema aqui na APEPI, que atuam em três vertentes:

1. Parcerias de pesquisa
É fundamental que os institutos de pesquisa no Brasil, tenham acesso aos produtos e processos na produção de Cannabis medicinal para que possamos desenvolver tecnologias relativas a esse tema aqui no Brasil. Já temos diversos parceiros, como mostra nosso quadro de parcerias e vamos avançar mais ainda.
Se você é profissional de uma instituição de pesquisa e quer fazer uma parceria, entre em contato através do nosso formulário e vamos desenvolver esse país!


2. Pesquisas internas
Nunca ninguém cultivou Cannabis em larga escala no Brasil, nunca ninguém produziu tanto produtos de Cannabis, nem atendeu a tantos pacientes. Por isso, várias informações vão ajudar a melhorar tanto a atuação da APEPI quanto gerar benefícios para a sociedade. Esses testes e pesquisas internas são pioneiros e ajudam a melhorar nosso serviço para a ponta – médicos e pacientes.

3. Novos produtos
Estamos desenvolvendo sempre novos produtos para dar instrumentos cada vez mais eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Fomos a primeira associação aqui no Brasil a fazer o óleo de CBG e estamos desenvolvendo óleo com CBN, pomada e muitas outras novidades.

Vivemos na sociedade do conhecimento, sem pesquisa não há conhecimento. E esse conhecimento tem que ser local para o desenvolvimento social, científico e econômico que nos dê uma melhora de qualidade de vida em toda a sociedade! Junte-se a nós, a vida não espera!

Parcerias de Pesquisa

Veja a seguir quem são as Universidades parceiras da APEPI Pesquisa:

log-fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Biologia Estrutural
Projeto Cannabis Medicinal:
Uma perspectiva diferente no combate a parasitos patogênicos humanos.

log-ifrgs

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul

Projeto: Potencial neuroprotetor
de óleos a base de Cannabis
sativa em Caenorhabditis elegans

PARCERIA ENCERRADA

log-ijbrj
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Projeto: Caracterização morfológica e anatômica de cultivares de espécies com finalidades medicinais pertencentes ao gênero Cannabis (Cannabaceae).
log-ucb
Universidade Castelo Branco
Projeto de Estágio Supervisionado
Projeto: Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes que fazem uso de óleos de Cannabis.
log-uerj
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Departamento Farmacologia
e Psicobiologia

Projeto: Avaliação nociceptiva e anti-inflamatória após eventos de Hipóxia-Isquemia em modelo animal.
log-ufb
Universidade Federal da Bahia Núcleo de Pesquisa em Oncologia Mamária
Projeto: Efeito do óleo de Cannabis full spectrum sobre a qualidade de vida e sistema imune de cadelas com câncer de mama submetidas ao tratamento quimioterápico
log-ufmg
Universidade Federal de Minas Gerais
Departamento de Clínica e Cirurgias Veterinárias
Projeto: Uso de fitocanabinoides em felinos saudáveis submetidos ao procedimento de castração eletiva
log-ufpb
Universidade Federal da Paraíba Laboratório de Psicofarmacologia e Departamento de Clínica e Odontologia Social Projeto: Pomada à base de Cannabis sativa L. como alternativa para o tratamento da DTM: ensaio clínico randomizado, controlado e duplo cego
Projeto: Investigação do potencial antiepiléptico de um óleo de extrato De Cannabis sp. rico em canabidiol: Uma abordagem in sílico e in vivo.
log-ufpr
Universidade Federal do Paraná
Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia
Projeto: Desenvolvimento de creme hidratante à base de Cannabis sativa.
log-unesp
Universidade Estadual Paulista
Instituto de Ciência e Tecnologia
Projeto: Avaliação in vitro da atividade citotóxica de canabinoides em óleos medicinais.
log-unicamp
Universidade Estadual de Campinas
Centro de Informação e
Assistência Toxicológica

Projeto: Avaliação do perfil de canabinoides, microbiológico, terpenos, solventes residuais, praguicidas e genético em amostras de Cannabis sp
log-unifeso
Centro Universitário Serra dos Órgãos
Trabalho de Conclusão de Curso
Projeto: Efeito neuroprotetor do canabidiol na hipoperfusão cerebral crônica associada à demência
PARCERIA ENCERRADA

Caso você tenha interesse em se tornar um pesquisador(a) parceiro da APEPI,
clique no botão abaixo e cadastre-se no Formulário.