Na APEPI, estamos empenhados em promover a pesquisa e o avanço científico no campo da Cannabis medicinal. Mesmo sendo uma associação, nossa missão vai além do apoio direto aos pacientes. Também nos dedicamos a impulsionar o cenário científico em torno da Cannabis, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre a planta e seus derivados e garantir uma melhor qualidade de vida para aqueles que dependem de seus benefícios terapêuticos.

É lamentável que, apesar de ser uma planta utilizada há milênios por diversas culturas para fins medicinais, a Cannabis ainda seja alvo de proibição e estigma na maior parte do mundo. Essa proibição é muitas vezes baseada em preconceitos históricos e no consequente apagamento das evidências sobre os reais benefícios terapêuticos da planta.

A APEPI tem como base profissionais de destaque no campo da pesquisa sobre Cannabis medicinal. Reconhecemos que a batalha pela legalização e democratização da Cannabis depende não apenas de ações políticas, mas também de pesquisas científicas que demonstrem sua eficácia terapêutica e consolidem técnicas clínicas, agronômicas e farmacêuticas para sua produção. 

Em 2023, estabelecemos um setor específico dedicado a esse tema na APEPI, que atua em três vertentes principais: 

Pesquisas Colaborativas

A proibição de cultivar e estudar a Cannabis em universidades, juntamente com a burocracia que dificulta o acesso aos seus derivados, cria uma barreira significativa para a pesquisa científica e a compreensão de seus potenciais medicinais. Como a APEPI possui uma liminar que nos permite cultivar a planta, estamos empenhados em fornecer esses insumos de acesso restrito às instituições de pesquisa que desejam estudar a Cannabis, e, assim, desenvolver e impulsionar tecnologias relacionadas a esse tema aqui no Brasil. 

A APEPI já estabeleceu mais de 20 parcerias com instituições de pesquisa em diversas áreas, incluindo agronomia, biologia, farmácia, educação, psicologia, veterinária, entre outras. Se você é profissional de uma instituição de pesquisa e deseja estabelecer uma parceria conosco, entre em contato através do nosso formulário (inserir link) e vamos juntos contribuir para o desenvolvimento do nosso país!

Pesquisas Internas

No Brasil, nunca houve um cultivo em larga escala de Cannabis, muito menos uma produção extensiva de produtos de Cannabis em clima semitropical. Por isso, em nossa abordagem interna, nosso objetivo é aprimorar as técnicas de cultivo e produção de óleo medicinal para aumentar a qualidade dos nossos produtos, por meio de pesquisa-ação com excelência que atenda aos padrões científicos, garantindo a confiabilidade dos resultados.
Essas iniciativas pioneiras geram benefícios tanto para a APEPI quanto para a sociedade como um todo, já que as informações obtidas através desses testes e pesquisas internas são compartilhadas nos devidos canais e publicadas em revistas indexadas.

Desenvolvimento e Inovação

Na APEPI, a inovação é uma motivação primordial. Estamos constantemente empenhados no desenvolvimento de novos produtos para fornecer instrumentos cada vez mais eficazes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com tratamentos à base de Cannabis medicinal. 

Orgulhosamente, somos a primeira associação no Brasil a fabricar e comercializar óleo rico em Canabigerol (CBG), uma conquista que representa nosso compromisso com a vanguarda da pesquisa e da oferta de opções terapêuticas avançadas. Além disso, estamos dedicados à pesquisa e desenvolvimento de óleo rico em Canabinol (CBN), bem como à criação de pomadas com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. 

Nosso objetivo é ir além, com o desenvolvimento de novos produtos e formulações a partir do aproveitamento, ou não, de resíduos da colheita, para oferecer aos nossos associados uma gama ainda mais ampla de opções terapêuticas e ter uma atitude ambientalmente ainda mais responsável. 

Estamos imersos em uma sociedade do conhecimento, onde a pesquisa é o caminho para adquirir novos saberes. Acreditamos firmemente que esse conhecimento precisa ser local, impulsionando o desenvolvimento social, científico e econômico que, por sua vez, promove uma melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade. 

Não espere mais! Seja como paciente, médico ou parceiro de pesquisa, junte-se a nós!

Parcerias de Pesquisa

Veja a seguir quem são as Universidades parceiras da APEPI Pesquisa:

Fundação Oswaldo Cruz

Departamento:  Laboratório de Biologia Estrutural/IOC
Área de Atuação: Parasitologia
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Departamento: Química Analítica e Quantitativa
Área de Atuação: Química Analítica
Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico Janeiro

Departamento: Laboratório de Produtos Naturais e Bioquímica
Áreas de Atuação: Química Analítica / Botânica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento: Laboratório de Neurobiologia do Desenvolvimento
Área de Atuação: Pré-clínica

Universidade Federal da Bahia
Departamento: Laboratório de Farmácia da Terra
Área de Atuação: Farmacologia
Universidade Federal de Lavras
Departamento: Laboratório de Controle Biológico Conservativo
Área de Atuação: Controle Biológico
Universidade Federal da Paraíba

Departamento: Clínica e Odontologia Social e Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Microbiologia e Parasitologia, Neurociência Cognitiva e Comportamental
Áreas de Atuação: Odontologia e Pré-clínica

Universidade Federal da Paraíba | Universidade Estadual Paulista
Departamentos: Laboratórios da Faculdade de Odontologia de Araraquara e Faculdade de Ciências de Bauru – UNESP, Laboratórios de Fisiologia Integrativa, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Laboratório de Imunobiotecnologia, Laboratório de Controle Neural da Circulação e Hipertensão Arterial
Área de Atuação: Parasitologia
Universidade Federal do Paraná

Departamento: Farmácia
Área de Atuação: Pré-clínica

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Departamentos: Laboratório de Sistemática Vegetal, Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) e Instituto de Ciências Biomédicas
Áreas de Atuação: Pré-clínica e Farmacologia
Universidade Federal de Viçosa
Departamentos: Departamento de Agronomia, Laboratório de Manejo de Agrossistemas e Agroecologia
Áreas de Atuação: Botânico/Química
Escola Superior de Ciências da Saúde/ Secretaria Saúde
Departamento: Departamento de Ciência de Saúde
Área de Atuação: Botânico/Química
Universidade de Brasília | Universidade Estadual Paulista
Departamentos: Instituto de Química e Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos/SP
Áreas de Atuação: Química e Biologia
Escola Superior de Ciências da Saúde/ Secretaria Saúde
Departamento: Ciências Farmacêuticas/LAFATEC
Área de Atuação: Farmacologia
Universidade Federal do Vale de São Francisco
Departamento: Engenharia Mecânica e Pós de Ciências de Materiais
Área de Atuação: Engenharia Mecânica
Instituto de Tecnologia da Aeronáutica
Departamento: Química
Área de Atuação: Biologia

Caso você tenha interesse em se tornar um pesquisador(a) parceiro da APEPI,
clique no botão abaixo e cadastre-se no Formulário.