A partir de 2016, com a APEPI formalizada, começamos a sonhar com a realização de um evento que promovesse diálogos e trocas de experiências para ampliar e reverberar o debate sobre o tema da Cannabis Medicinal na sociedade. Assim, em parceria com a Fiocruz, criamos o I Seminário Internacional Cannabis Amanhã: Um olhar para o Futuro – Saúde Pública, Acesso, Pesquisa e Regulação. A ideia do Seminário nasceu a partir de um encontro que o Prof. Elisaldo Carlini realizou em 2014, que reuniu pacientes e pesquisadores na área e significou um impulso para grandes transformações na área.

O seminário é também um momento ímpar, ao unir tantos profissionais qualificados e de diferentes áreas do conhecimento, para discutir como o cenário da Cannabis medicinal pode gerar desenvolvimento social, científico e econômico no Brasil, em uma importante reflexão sobre o futuro e os rumos da Cannabis no país.

A Cannabis para fins medicinais e industriais veio para ficar e transformar também a questão da proibição, que tem gerado muita violência. Espaços para a discussão são fundamentais. Nós vemos esse movimento crescendo, e temos certeza de que estamos ajudando esse processo, fazendo os eventos desde 2018 em lugares impactantes do Rio de Janeiro. Confira abaixo mais informações sobre as edições anteriores:

2018 – Seminário I – Foi o início da proposta de movimentar o Rio de Janeiro com um evento internacional sobre a Cannabis medicinal. O palco desse evento foi o Museu do Amanhã – um lugar para se pensar o futuro! O evento foi gratuito e contou com nomes do Chile, Colômbia, Uruguai, Canadá, Holanda, Austrália, EUA e os principais agentes do tema no Brasil.

2019 – Seminário II – Foi realizado na sede do IED (Instituto Europeu de Design) na Urca. O evento ocorreu em três salas simultâneas e contou com grandes nomes da América Latina.

Em 2020 e 2021 não houve eventos em razão da COVID.

2022 – Seminário III – Colocamos a Cannabis no lugar da arte, no Aterro do Flamengo, numa construção icônica, o MAM – Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro. Foram dois salões simultâneos, trazendo conhecimento nos mais variados temas. A partir de 2022, resolvemos tornar o Seminário Bienal.

Fique ligado para saber mais sobre o evento de 2024!