O universo da cannabis é repleto de curiosidades. Nenhuma outra planta desperta tanto o interesse das pessoas quanto a maconha. Seja pelas propriedades medicinais da planta ou por todo o preconceito contra os seus efeitos. Sem dúvida, todo mundo parece ter uma opinião sobre a cannabis. Contudo, o conhecimento é a melhor ferramenta para vencermos esse preconceito. Por isso, muitos ativistas canábicos, entusiastas e pacientes buscam conhecer mais sobre a planta, seus componentes e os aspectos fitoquímicos. E nessa busca, muitos se pegam em dúvidas comuns.
O que são plantas fêmeas e plantas macho? Como identificar a diferença? Só plantas femininas possuem canabinoides? Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre essa planta tão especial, vamos responder essas e algumas outras dúvidas. Confira:
O que são plantas fêmeas e plantas macho de maconha?
Do ponto de vista biológico, a cannabis é uma planta dioica. Isto significa que a planta pode ser macho ou fêmea. A separação entre os gêneros é feita pela análise cromossômica. Enquanto as plantas femininas possuem os cromossomos XX, as plantas masculinas apresentam os cromossomos XY. Essa distinção biológica, embora pareça simples, é um fator determinante para o cultivo da cannabis. Não só para o desenvolvimento da planta, como também para o entendimento sobre os fitocanabinoides.
As plantas masculinas formam estruturas com sacos de pólen, enquanto as fêmeas desenvolvem pistilos e brácteas. Em resumo, as plantas fêmeas recebem o pólen e dão origem às sementes da maconha. São também as plantas femininas de cannabis que produzem as flores da maconha. As flores, também conhecidas como inflorescências da cannabis, são as estruturas que apresentam a maior concentração de canabinoides.
Somente plantas fêmeas possuem canabinoides?
As plantas femininas são as que produzem flores com tricomas. As flores da cannabis são a parte da planta que concentra a produção dos canabinoides, como o canabidiol (CBD), o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabigerol (CBG). No entanto, plantas masculinas também produzem inflorescências. Mesmo produzindo flores de maconha, as plantas masculinas produzem apenas flores estaminadas. As flores estaminadas não possuem tricomas, portanto, não são capazes de produzir quantidades significativas de canabinoides.
A principal função das flores de maconha masculina é a produção e dispersão do pólen. Embora as flores masculinas não apresentem canabinoides, as plantas macho podem apresentar pequenas concentrações desses canabinoides. Por isso, as plantas femininas de maconha possuem o maior valor para o uso medicinal.
Como é a feminilização das sementes da cannabis?
As plantas fêmeas são as que produzem altas concentrações de fitocanabinoides. Dessa forma, elas são o gênero mais comum de cultivo para o uso medicinal, bem como para o uso adulto e responsável. Ao longo dos anos, o saber ancestral e a ciência se uniram para desenvolver técnicas de feminilização de sementes. Esse processo serve para garantir que praticamente todas as plantas nascidas sejam fêmeas.
A principal dessas técnicas é a indução laboratorial para produzir apenas plantas femininas. Dessa forma, por meio de trabalhos genéticos, plantas fêmeas, com apenas cromossomos XX, são induzidas a produzir pólen, o que normalmente só ocorreria em plantas masculinas. Esse pólen, por carregar apenas cromossomos X, é usado para fecundar outra fêmea. O resultado são sementes apenas com cromossomos XX, portanto, femininas.
Outra técnica envolve o uso de tiossulfato de prata (STS), um composto químico que bloqueia a ação do etileno, hormônio vegetal que regula o desenvolvimento do sexo floral. Ao inibir o etileno, a planta fêmea é “revertida” e começa a produzir flores masculinas férteis. Outras substâncias, como prata coloidal ou ácido giberélico (GA₃), também podem provocar esse efeito, mas com resultados menos previsíveis. De qualquer forma, as plantas tratadas com prata não são seguras para consumo humano, já que podem conter resíduos metálicos.
O conhecimento de profissionais da botânica e da agricultura ensina também a distinguir desde o início as características morfológicas dos diferentes gêneros da cannabis. Dessa forma, os profissionais conseguem realizar a separação das plantas e evitar que plantas masculinas cresçam junto às femininas.
Como adquirir sementes femininas?
Atualmente, não há uma regulamentação estabelecida para a aquisição de sementes de cannabis. No final de 2024, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a legalidade do cultivo de cannabis e a importação de sementes de maconha por pessoa jurídica para fins medicinais, farmacêuticos ou industriais. Neste ano, o Ministério da Agricultura definiu requisitos sanitários para a importação das sementes. Contudo, o tema ainda precisa de regulamentação por parte de todos os órgãos competentes. Do mesmo modo, não há critério legal para a aquisição de sementes por pessoa física, mesmo por importação através de bancos de sementes de maconha.





