THC medicinal: Conheça os benefícios do canabinoide 

THC Medicinal - APEPI

Ao pesquisar sobre os benefícios da Cannabis medicinal, é comum nos depararmos com as aplicações terapêuticas do canabidiol (CBD). No entanto, a planta oferece um universo de possibilidades para a saúde. Outros fitocanabinoides, como o canabigerol (CBG), bem como os menos conhecidos, como a tetrahidrocanabivarina (THCV), o canabinol (CBN) ou o canabicromeno (CBC) também podem ser usados para fins medicinais. Contudo, há um famoso canabinoide que por vezes escapa da lembrança, o tetrahidrocanabinol (THC). Neste texto, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre as propriedades e aplicações do THC medicinal. Confira:

Quais são os benefícios do THC medicinal?

O THC possui propriedade relaxante, analgésica, antiemética e anti-inflamatório. Portanto, pode ser uma alternativa para o tratamento de dores neuropáticas e oncológicas, distúrbios musculares, náuseas e vômitos. Quer em associação ao CBD quer em uso isolado do THC.

Do mesmo modo, o THC apresenta efeitos de estímulo da fome, podendo ser uma ferramenta para o tratamento de distúrbios alimentares, como anorexia ou pacientes com dificuldade de ingestão de alimentos devido a outras doenças associadas. Igualmente, ele apresenta ainda efeitos anticonvulsivantes, ansiolíticos, entre outros.

THC e sistema endocanabinoide

Os efeitos medicinais do THC, assim como o dos demais canabinoides, se dá em função da interação destes com o sistema endocanabinoide. Em resumo, o sistema endocanabinoide é um complexo conjunto de substâncias produzidas pelo corpo (endocanabinoides) e seus respectivos receptores, presentes na superfície das células em diversas partes do corpo. Estes receptores são divididos em CB1 e CB2.

Os receptores CB1 estão presentes principalmente no cérebro e sistema nervoso central e regulam funções como a coordenação, memória, humor e percepção da dor. Já os receptores CB2 estão presentes principalmente no sistema imunológico e nos tecidos periféricos, por isso estão mais envolvidos na resposta imune e anti-inflamatórias. O THC possui afinidade com ambos os receptores, ajudando a modular suas atividades de modo natural.

THC e efeito sinérgico

A associação entre dois ou mais canabinoides provoca o chamado efeito sinérgico, também conhecido como efeito entourage ou efeito comitativo. Na prática, a associação entre as substâncias potencializa os seus efeitos e sua interação com o sistema endocanabinoide.

O THC é um dos canabinoides mais presentes nos principais quimiotipos da maconha. Portanto, ele é parte integrante de remédios full spectrum. Medicamentos produzidos desta maneira preservam não só os canabinoides naturais, como também os terpenos e flavonoides da planta. Todos os óleos oferecidos pela APEPI são full spectrum, com qualidade comprovada pela CIATox-Unicamp e DallPhytoLab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress