Ao longo de mais de 10 anos de atividades, a APEPI tornou-se uma referência em medicina endocanabinoide. Não apenas pelo trabalho de acolher e orientar pacientes, mas também por produzir óleos de cannabis. Atualmente a APEPI produz óleos com os principais canabinoides, como o canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC) e o canabigerol (CBG). E para isso, a fabricação segue todos os padrões sanitários e farmacêuticos. Além do controle interno, há a análise laboratorial externa. Esta análise é feita em rede independente e gera o certificado de análise, também conhecido como COA.
Ter um COA é extremamente importante para a saúde dos associados. Ele garante o perfil adequado de fitocanabinoides, a ausência de micro-organismos e outros contaminantes. Os certificados de análise são garantia de confiança e cuidado com cada associado. Fique por dentro do COA da APEPI.
Análise Interna de Qualidade
O primeiro passo para garantir a qualidade e confiança dos óleos de cannabis está no laboratório APEPI, sediado na Fazenda Sofia Langenbach, em Paty do Alferes. O laboratório segue rigorosos padrões sanitários. Além disso, conta com equipamentos de alta qualidade para a produção e análise do extrato de cannabis. Esse extrato inicial é retirado dos tricomas das flores da cannabis. Após todo o preparo no laboratório APEPI, é o momento de submeter a produção à análise independente.
Certificação do COA da APEPI
Na etapa externa de análise, o laboratório escolhido é o Dall Phytolab, habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Rede Brasileira de Laboratório Analíticos em Saúde (REBLAS). O Dall Phytolab é referência em análise e certificação de produtos naturais. O laboratório realiza a análise do perfil de canabinoides em cada lote produzido pela APEPI.
Logo após, é feita também a análise de microbiologia. Essa etapa verifica a presença de bactérias e fungos, como bactérias aeróbias, E. coli e Salmonella. Essa verificação atesta que os óleos estão livres de riscos biológicos e que não há microrganismos que possam causar diferentes doenças. Além disso, com o óleo livre das bactérias e fungos, sua vida útil segue o tempo de validade estimado pela equipe farmacêutica.
Mais uma importante análise é a de detecção de metais pesados, toxinas e resíduo de solventes. Esta etapa também é fundamental para garantir a saúde dos associados. No entanto, vale destacar que o cultivo de cannabis da APEPI adota o modelo agroecológico, livre de agrotóxicos e substâncias contaminantes. A ausência de contaminantes e a conformidade com os padrões de canabinoides são fatores preponderantes para assegurar que todos os produtos da APEPI atendam às necessidades terapêuticas dos pacientes e não oferecem nenhum risco à saúde.
Onde encontrar o COA dos óleos da APEPI
Finalizada a análise laboratorial, é emitido o certificado de análise (COA). Nos COAs da APEPI estão as seguintes informações: nome do produto, lote (ex.: ODRS82), data de fabricação, data de aprovação, informações do lote (produção do óleo, densidade, viscosidade, teor de umidade), canabinoides e o resumo de canabinoides.
Tanto na tabela de canabinoides quanto na de resumo de canabinoides estão os nomes de cada substância. Além disso, resultado de mg/mL e o total de canabinoides com a porcentagem de cada um deles. Os canabinoides que aparecem com menos de 0,8 mg/mL não entram para a contagem de porcentagem, por não afetar no resultado do produto.
Para saber se o produto adquirido possui as quantidades dos princípios ativos indicados no rótulo, verifique a tabela de canabinoides e a tabela de resumo deles. Os números devem estar aproximados ou idênticos. No entanto, ressalta-se que há uma tolerância de variabilidade conforme a Instrução Normativa Anvisa n.º 4 de 13 de maio de 2018.
Em resumo, no site, acesse a aba Produtos, clique no óleo desejado e confira na seção “Laudos Técnicos” o lote que você deseja consultar. O número do lote está em uma das laterais da caixa do óleo que você recebeu da APEPI. Em outra lateral está o QR Code, que irá redirecioná-lo diretamente para as páginas onde também estão os laudos.





