O uso da maconha medicinal oferece diversas possibilidades para a saúde. As últimas décadas têm marcado o avanço de estudos científicos que comprovam a eficácia terapêutica dos canabinoides. Do mesmo modo, diversos estudos apontam para novas possibilidades a serem exploradas. Os fitocanabinoides mais conhecidos, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC) têm sido os mais estudados. No entanto, outros componentes da planta vêm despertando a atenção dos estudiosos. É o caso do canabicromeno (CBC).
Você já conhece este canabinoide? Venha aqui saber um pouco mais do que a ciência já descobriu sobre o canabicromeno e como ele pode ser um aliado da sua saúde. Confira:
Qual é a origem do CBC?
Assim como outros canabinoides, o canabicromeno nasce através da maturação do ácido canabigerólico (CBGA). Este amadurecimento se dá com a exposição do CBGA ao sol e ao calor. O CBGA é a substância que também dá origem ao CBD, ao THC e o canabigerol (CBG).
Quais os efeitos do canabicromeno?
Os principais efeitos do canabicromeno é no seu uso com anti-inflamatório, analgésico, antimicrobiano e neuroprotetor. O CBC é um dos canabinoides não psicoativos. Sendo assim, ele não exerce os mesmos efeitos do THC. Embora menos estudado, a ciência já foi capaz de comprovar diversas aplicações possibilidades para este composto.
Para entender estes efeitos, primeiro precisamos lembrar sobre o sistema endocanabinoide. Este é um complexo conjunto de substâncias produzidas pelo corpo (endocanabinoides) e seus respectivos receptores, presentes na superfície das células em diversas partes do corpo. Estes receptores são divididos em CB1 e CB2.
Os receptores CB1 são encontrados principalmente no cérebro e sistema nervoso central e regulam funções como a coordenação, memória, humor e percepção da dor. Já os receptores CB2 estão presentes principalmente no sistema imunológico e nos tecidos periféricos, por isso estão mais envolvidos na resposta imune e anti-inflamatórias. O canabicromeno possui maior afinidade com o CB2.
Canabicromeno como anti-inflamatório e analgésico
Estudo recente sugere que o CBC apresenta efeitos anti-inflamatórios. Sua interação com os receptores CB2 podem melhorar a resposta do sistema imunológico, inibindo a ação de citocinas pró-inflamatórias. Outro estudo sugere que o CBC possui efeitos semelhantes a medicamentos tradicionais, como a fenilbutazona. No entanto, o CBC é menos tóxico que o este medicamento e poderia ser utilizado em doses maiores podem para produzir um efeito terapêutico maior.
Em modelo animal, um estudo demonstrou uma importante capacidade do CBC no controle de fortes dores. De acordo com o artigo, o canabicromeno apresenta efeitos de inibição da sinalização nociceptiva. Estes sinalizadores são responsáveis por ativar mecanismos de sensibilidades a dores agudas e crônicas.
Efeitos antimicrobianos do CBC
O CBC também demonstra atividade antimicrobiana. Um estudo demonstrou o pontencial de alguns canabinoides, dentre eles o CBC, como um antibacteriano. Este estudo analisou o poder dessas substâncias contra uma variedade de cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina.
Uma revisão sistemática recente também demonstrou que o CBC, assim como outros canabinoides, oferece importantes possibilidades de aplicação dermatológica. Outro estudo sugere o CBC como uma alternativa para o tratamento de inflamações sebáceas e acnes. Assim, o CBC pode oferecer uma alternativa para fármacos e dermocosméticos de uso tópico.
CBC e efeito sinergia
O canabicromeno é um dos cinco canabinoides de maior concentração na maconha. Sendo assim, está presente nos principais quimiotipos da planta. Desta forma, ele ajuda a potencializar o efeito de outros canabinoides. Este fenômeno é conhecido como efeito sinergia, que ocorre com o uso de óleo full spectrum, que preservam os componentes naturais da planta. O efeito sinergia também é conhecido como efeito entourage, efeito comitativo ou efeito sinérgico.