A Cannabis é uma planta com diversas aplicações terapêuticas. As principais delas se dão pela interação entre o sistema endocanabinoide e os fitocanabinoides. Sendo assim, os canabinoides produzidos pela planta são de extrema importância. E o local onde apresenta a maior concentração destes componentes é a flor da maconha. Neste texto iremos lhe apresentar os principais aspectos desta dádiva da natureza que pode ser uma aliada da sua saúde.
Como é a flor da maconha?
A Cannabis é uma planta da família Cannabaceae. Desta forma, ela é uma irmã de espécies como o celtis e o lúpulo. Uma característica comum dessa família é o surgimento de flores em inflorescências, um conjunto de pequenas flores ramificadas. Portanto, quando falamos da flor da maconha, nos referimos a este conjunto.
Este conjunto de flores se desenvolve com a planta e possui período específico para ocorrer. No entanto, através de técnicas que manipulam condições climáticas ou de luminosidade durante o processo de plantar a maconha, é possível moldar este período de florescimento. Um exemplo disso é o uso de estufas ou iluminação artificial.
Os canabinoides estão na flor da Cannabis?
A Cannabis desenvolve os canabinoides naturalmente ao longo de seu ciclo de vida, por meio dos nutrientes recebidos. Eles podem estar dispostos em baixas concentrações em outras estruturas, como as folhas. Contudo, sua maioria está presente nas flores da maconha.
Os canabinoides mais comuns presentes na flor da maconha são o canabidiol (CBD),o e tetrahidrocanabinol (THC), o canabigerol (CBG), além do canabinol (CBN), do tetrahidrocanabivarina (THCV). Outros canabinoides que merecem destaque são o canabicromeno (CBC) e a canabivarina (CBV). Os diferentes quimiotipos da planta possuem concentrações distintas destes canabinoides, de acordo com os perfis genéticos de cada planta.
A flor de maconha pode ser usada para fins medicinais?
Por conter a maior concentração dos canabinoides, além dos terpenos e flavonoides, a inflorescências são de extrema importância para o uso medicinal. Através de etapas de processamento, as flores dão origem ao extrato que compõem os óleos medicinais da Cannabis. Além de dar origem aos extratos, as flores podem ser usadas para vaporização. A via de tratamento, bem como a dosagem, sempre deve ser seguida de acordo com a indicação e orientação médica.
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a nova edição da Farmacopeia Brasil. O documento é o código oficial que guia a produção de medicamentos no país. Nesta nova edição, o órgão incluiu a flor de Cannabis. Portanto, o documento normatizou os padrões do uso da planta para produzir remédios. Estas normas incluem condições de armazenamento, climatização, entre outros.
Como comprar flor de maconha?
De acordo com as normas atuais, não é possível adquirir diretamente as inflorescências. Anteriormente, a Anvisa permitia apenas a importação de flores para uso medicinal. No entanto, desde 2023 uma portaria do órgão suspendeu a permissão. Contudo, outro caminho para o uso direto das flores é por meio de autorização judicial. Assim, seja por meio do auto cultivo ou do modelo associativo, a via jurídica pode ser o único caminho viável.