Como começar o tratamento com cannabis? 

Começar tratamento Cannabis APEPI

A cannabis pode ser um santo remédio para diversas patologias. De fato, não há segredo ou mágica para o tratamento. O que há de fato é a interação entre os canabinoides da planta com o sistema endocanabinoide. Essa conexão auxilia o corpo a atingir a homeostase, o estado de equilíbrio entre as diversas reações bioquímicas. Por isso, a cannabis pode tratar tantas condições clínicas, que vão desde dores crônicas a doenças autoimunes e distúrbios do sono. Contudo, muitos pacientes ainda não sabem onde buscar informações sobre como começar um tratamento com cannabis. 

Desse modo, preparamos esse material para tirar as suas dúvidas de quem deseja começar um tratamento seguro e eficaz à base da cannabis medicinal. Venha tirar todas as suas dúvidas. 

Quem pode ser paciente de cannabis medicinal? 

Para começar um tratamento com cannabis, não há um perfil previamente definido de paciente. No entanto, é fundamental contar com a orientação de um médico prescritor com experiência em cannabis para fins medicinais. Apenas um profissional credenciado pode definir critérios de tratamento, como posologia, forma farmacêutica e a escolha adequada do canabinoide.

Assim, um prescritor irá realizar a avaliação e definir como se dará o tratamento. Em alguns casos, o canabinoide adequado para o tratamento é o canabidiol (CBD). O óleo à base de CBD costuma ser indicado para alívio da ansiedade, dores crônicas, inflamações, melhoria da qualidade do sono, tratamento de convulsões, entre outros. O canabidiol também pode ser indicado para o controle de infecções na pele e dores locais, por meio do uso tópico, como nas pomadas de CBD

Do mesmo modo, o tetrahidrocanabinol (THC) pode ser uma opção para dores neuropáticas crônicas, distúrbios musculares, náuseas e vômitos, e distúrbios alimentares. Contudo, o óleo de THC pode não ser a melhor opção, por seus efeitos psicoativos. Nesse sentido, uma alternativa ao THC para fins medicinais pode ser o canabigerol (CBG). O óleo de CBG pode ser indicado para artrites, doenças autoimunes, autismo, TDAH, redução da pressão intraocular. Todavia, apenas um prescritor deve definir o canabinoide adequado ao paciente. 

Como começar meu tratamento com cannabis em 2026? 

Sempre é importante ressaltar que para começar um tratamento com cannabis é necessário a indicação de um profissional habilitado. Atualmente, apenas médicos, cirurgiões-dentistas e veterinários podem prescrever produtos à base de cannabis. Para facilitar tratamentos, a APEPI conecta associados a médicos prescritores. Já para quem deseja começar o tratamento com cannabis e possui receita, basta conhecer os planos da APEPI e solicitar os óleos. 

Com a receita médica em mãos, o paciente pode optar por algumas formas legais de fornecimento. Nesse sentido, as normas vigentes permitem a importação de derivados da cannabis. Para importar, o paciente precisa de autorização especial da Anvisa, que inclui uma extensa lista de documentos e análise rigorosa pelo órgão competente.  

Os elevados custos de compra e frete dos produtos importados, aliados aos critérios burocráticos afastam muitos pacientes da importação. Outra forma viável é a aquisição em farmácias nacionais, que oferecem produtos a um custo de mercado para quem pode pagar. 

As associações canábicas nascem da luta e da união para democratizar o acesso da cannabis medicinal. Por isso, um dos compromissos da APEPI é com a qualidade dos produtos e com preços justos. A APEPI oferece produtos à base de cannabis para seus associados com valores abaixo do que é oferecido pelo mercado. Além disso, a Associação oferece o Programa APEPI Solidária (PAS). O PAS concede isenção ou descontos no tratamento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de fornecer apoio emocional e orientação para garantir a continuidade do cuidado.  

Quais doenças podem ser tratadas com cannabis? 

A cannabis ajuda a tratar diversas patologias e condições clínicas. Isso porque os fitocanabinoides presentes na planta são muito semelhantes a substâncias que o próprio corpo produz. Essas substâncias são conhecidas como canabinoides endógenos ou endocanabinoides. Além disso, a cannabis possui outros compostos, como terpenos e flavonoides que podem apresentar benefícios para a saúde. 

Por isso, a ciência moderna vem comprovando cada vez mais os usos terapêuticos da cannabis, que já eram conhecidos pela humanidade há milênios. Há ainda estudos em aberto e análises clínicas que apontam para benefícios ainda indescobertos da maconha para a saúde.

Doenças que podem ser tratadas com cannabis

Após começar o tratamento com cannabis, quanto tempo demora para sentir os efeitos? 

Os efeitos da terapia com cannabis costumam ser graduais e progressivos. Talvez seja possível sentir a progressão já nos primeiros dias ou nas semanas seguintes. Há casos em que o médico prescritor precisa ajustar gradualmente a dosagem e forma de uso. Do mesmo modo, o profissional de saúde pode definir protocolos para o período de utilização do produto. Um dos grandes diferenciais da terapia com cannabis é que ela pode apresentar poucos ou nenhum efeito adverso quando comparada a outras formas de tratamento para a mesma patologia. 

Quero ser Associado APEPI, como faço? 

Para fazer parte da família APEPI é muito simples. Primeiramente, você precisa escolher um dos planos disponíveis. Ser associado garante o seu direito de acesso ao tratamento com cannabis de modo seguro e confiável. Caso já possua receita médica, você poderá encaminhá-la para a análise. Caso não possua receita, a APEPI poderá agendar uma consulta com um especialista. 

Após a validação da receita, o associado pode solicitar o óleo prescrito pelo médico. A APEPI faz a dispensação e envia produtos à base de cannabis para todo o país. Democratizar o acesso à cannabis medicinal é um compromisso da APEPI. A APEPI também oferece planos para pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados à Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI)

R. Visc. de Caravelas, 20 Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22271-022
CNPJ: 24.436.817/0001-75