O Canabigerol (CBG) é um dos canabinoides mais promissores atualmente no tratamento com Cannabis Medicinal. Estudos recentes apontam as mais variadas aplicações terapêuticas dessa substância e tantas outras ainda estão em investigação. Então, para te deixar por dentro de tudo sobre o CBG, separamos aqui as principais informações a respeito desse fitocanabinoide.
Qual é a origem do CBG?
Primeiramente, durante o período de crescimento da Cannabis, o ácido canabigerólico (CBGA) é convertido em outros fitocanabinoides à medida em que a planta amadurece. Então, com a exposição ao sol e ao calor, ele é transformado em canabigerol, canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC).
Aplicações terapêuticas do CBG
O canabigerol é um canabinoide que não apresenta efeitos euforizantes. Sendo assim, é uma ótima opção terapêutica a outras substâncias da planta, como o THC, por exemplo. São diversas as possibilidades já conhecidas sobre o seu uso. São destacadas suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, neuroprotetoras e antioxidantes, além de potenciais analgésicos e como relaxante muscular.
Onde comprar o CBG?
A APEPI produz e fabrica no Brasil o primeiro e, até hoje, único óleo à base de CBG dispensado nacionalmente. Este óleo foi extraído de um quimiotipo especialmente adaptado e aclimatado para este fim. Isto foi o resultado de um processo de inovação e pesquisa conduzido pela equipe farmacêutica e de agronomia da APEPI.
CBG como anti-inflamatório
No sistema endocanabinoide, o CBG interage com os receptores canabinoides CB1 e CB2, possuindo maior afinidade com este último. Conforme estudos demonstram que a sua capacidade de ativar o receptor CB2 possui correlação com a modulação de respostas inflamatórias, inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias.
CBG pode estimular o apetite?
Uma das demandas comuns de pacientes de Cannabis é relativo a regulação do apetite. Estudos preliminares em humanos e modelos em animais sugerem que o canabigerol possui potencial para estimular o consumo de alimentos. Um dos efeitos seria o estímulo à produção de grelina, conhecido com o “hormônio da fome”, por meio da regulação do sistema endocanabinoide.
Assim, o CBG pode ser um importante aliado em tratamentos de distúrbios alimentares, como anorexia. Pode ser indicado a pacientes oncológicos com supressão do apetite, entre outros.
CBG no tratamento do glaucoma?
Pesquisas recentes indicam o potencial do canabigerol para reduzir a pressão intraocular. Desta forma, pode ser benéfico para pacientes com glaucoma. Pode ser uma alternativa ao uso do THC por seus efeitos já apresentados aqui. No entanto, um médico deve definir a forma de uso, respeitando as especificidades e necessidades de cada paciente.
GBG + CBD, um poderoso mix:
Tanto o CBD quanto o CBG possuem aplicações similares quando analisamos suas capacidades anti-inflamatórias, analgésicas e neuroprotetoras. Quando combinados, os canabinoides podem ter potencializadas as ações por meio do efeito sinérgico, também conhecido como efeito entourage.
Em neuroproteção, a combinação pode ajudar a proteger o cérebro contra danos e promover a saúde cerebral, podendo ser útil no tratamento de condições neurodegenerativas, atuando no alívio dos sintomas da Doença de Alzheimer e do Mal de Parkinson.
O mix entre CBD+CBG também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, tornando-o mais profundo e restaurador. Também tem demonstrado eficácia em reduzir os sintomas nos tratamentos de síndromes ansiosas, como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Pânico (TP), Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Do mesmo modo, a combinação pode ser útil a pessoas que sofrem de doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, além de dores crônicas provocadas por artroses, fibromialgia, neuropatia e dores oncológicas.
Quais as diferenças entre CBG e CBD?
Conforme vimos, esses dois canabinoides possuem atuações semelhantes no sistema endocanabinoide. No entanto, também possuem efeitos diferentes aplicações específicas.
Para fins terapêutico, apenas um médico prescritor é capaz de definir a melhor estratégia para o tratamento, quer seja optando por ambos quer apenas um.
Portanto, agora que você já sabe tudo sobre o CBG, é fundamental destacar a importância do auxílio de um médico prescritor para entender as possibilidades de tratamento com cada canabinoide. Associados APEPI possuem vantagens exclusivas, como o acesso a nossa equipe de médicos especialistas. Para saber mais, clique aqui.