APEPI na Mídia: 10 anos pautando o debate

Abrir os jornais ou ligar a televisão e acompanhar notícias sobre maconha sempre costumava ser algo relacionado a segurança pública. Entretanto, o trabalho de ativistas e, principalmente, de associações canábicas vêm fazendo o debate sobre a erva mudar. Os avanços da medicina endocanabinoide obriga a opinião pública a pensar a Cannabis como sempre deveria ter sido, uma questão de saúde. 

Certamente um dos marcos sobre esta mudança de ponto de vista é o documentário “Ilegal, a Vida Não Espera” (2014). A obra, dirigida por Tarso Araujo e Raphael Erichsen, retrata a luta por acesso à maconha para fins medicinais e a saga das famílias para obter este direito. O diretor Raphael Erichsen é também o responsável por “O Outro Mundo de Sofia” (2023). O filme conta a história de Sofia Langenbach, filha de Marcos e Margarete Brito, diretores e fundadores da APEPI. 

A APEPI na imprensa tradicional e alternativa

A história da fundação da APEPI foi o fio condutor de diversas matérias jornalísticas sobre o uso medicinal da maconha. Nestes 10 anos, estivemos nos principais jornais, como O Globo, Folha, Estadão e a BBC News Brasil. No primeiro, a longa jornada é retratada desde 2014. Igualmente, Revistas, como Veja, Carta Capital e Marie Claire também dedicaram reportagens ao tema.

Assim, a APEPI esteve nas telas da TV. Recentemente o célebre Globo Repórter dedicou um episódio à maconha para fins medicinais e visitou a Fazenda APEPI. Estivemos nas manhãs, com o É de Casa, e nas noites, no Conversa com Bial. Na Band Rio, Margarete Brito esteve no Programa Gente do Rio. Já no online, podemos lembrar a matéria do UOL Prime conhecendo a fazenda. 

Já nas mídias alternativas, a Associação participou de Podcasts especializados, como o Cannabis Hoje Pod, Canal CannabistrôTV Hempadão. Furando a bolha, Margarete Brito participou de entrevistas nos canais Podcast do MHM, Sinapse ICL e Brasil 247. Os 4 anos de atuação da Fazenda APEPI, no município de Paty do Alferes, tem sido pauta da sessão Cannabis medicinal é vida, do Jornal Regional, periódico local. 

Portanto, nesta primeira década de atuação a APEPI vem ajudando a quebrar o preconceito sobre a maconha na mídia. Estar presente nos debates públicos é uma etapa fundamental para levar conhecimento às pessoas e, principalmente, promover saúde e bem-estar através da Cannabis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *