Há uma década tudo começou. E o que eram plantas na varanda viraram a maior fazenda de Cannabis medicinal do Brasil. Com o tempo, a produção artesanal de óleos ganhou escala e padrão industrial com tecnologia de ponta do plantio à extração. Tudo, é claro, sem perder o carinho e o cuidado com nossos associados, que são marcas da APEPI.
Quando a Associação começou a distribuir seus remédios, a produção inicial contava com os materiais caseiros disponíveis. Inicialmente, o método de extração dos óleos era o da evaporação alcoólica, responsável por extrair o sumo da erva. O que inicialmente era feito em panelas e lembrava uma cozinha industrial. Nesses 10 anos de APEPI muita coisa melhorou. Hoje contamos com um laboratório avançado, que segue os parâmetros internacionais de qualidade e boas práticas.
A extração atualmente fica por conta do moderno rotaevaporador. Este é um equipamento importado que permite a melhor extração e ainda reaproveita o álcool extraído. Assim, o rotaevaporador torna o produto mais acessível aos nossos associados. Além disso, é parte importante do processo de produção dos maiores laboratórios do mundo. No Brasil, a APEPI foi a primeira associação a contar com este equipamento, mantendo nossa tradição de inovação e pioneirismo.
Já a qualidade dos óleos é garantida por um rigoroso processo que acompanha todas as fases, do plantio ao envase dos óleos. As mudas são aclimatadas para garantir a adaptação ao solo local. Todo o desenvolvimento é feito com controle de temperatura e umidade, alinhando técnicas botânicas com alta tecnologia. Após maduras, as plantas dão origem a mudas clonadas para garantir o padrão entre os fitocanabinoides. Depois de finalizados, os óleos passam por análises externas. São analisados pelo laboratório CIATox-UNICAMP, referência nacional em análises toxicológicas, e pelo laboratório DallPhytolab, habilitado pela ANVISA.
Foram os investimentos em pesquisa e inovação ao longo de 10 anos de APEPI que possibilitaram o lançamento do CBG, primeiro óleo à base de canabigerol fabricado 100% em território nacional. Deste quimiotipo também é feito o MIX CBD+CBG, um produto que junta os benefícios do canabidiol e do canabigerol, outra inovação da APEPI. Para os próximos anos, muitos outros produtos devem surgir. Sempre unindo o melhor que a tecnologia oferece com o carinho e cuidado que nossos associados merecem.