Novembro foi de grande movimentação nas nossas frentes ativistas  

“Advocacy” é um termo em inglês que, de forma geral, poderia ser traduzido como “fazer diferença”, mas de forma mais didática, se refere ao processo de defender e lutar por uma causa, usando ferramentas jurídicas como petições, criação de frentes parlamentares ou audiências públicas para influenciar não só os políticos e legisladores, mas a sociedade como um todo.  Nesse sentido, novembro foi muito movimentado para a APEPI.

No começo do mês, visitamos a Fiocruz e renovamos a parceria de longa data entre as instituições. Desta forma, está mantido o apoio ao IV Seminário Internacional Cannabis Medicinal – um olhar para o Futuro, que vai acontecer em 2024, bem como a programação de uma visita à Fazenda da APEPI, em janeiro de 2024.  

Marcos e Guete participaram do encontro o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a Chefe de Gabinete da Presidência, Zélia Profeta, e o Coordenador de Relações Interinstitucionais da Presidência, Válber Frutuoso.

Também houve a entrega da medalha Pedro Ernesto ao neurocientista Sidarta Ribeiro, nosso antigo parceiro de luta, com direito à entrega de Moções de Reconhecimento e Louvor às associações canábicas na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Nossa equipe esteve presente com cartazes para ampliar a visibilidade e se posicionar quanto à recente decisão desfavorável. As homenagens foram uma iniciativa da vereadora Luciana Boiteux, que preside a Comissão de Cannabis Medicinal da casa.  


Além disso, nossa fundadora, Margarete Brito esteve presente na audiência pública requerida por Chico Alencar sobre o uso terapêutico da cannabis medicinal e as aplicações do cânhamo industrial, em Brasília, e saiu de lá com a esperança de que a pauta avance, já que o Ministério da Saúde tomou essa responsabilidade para si e mais do que reconhecer, reivindica seu papel nesse processo, além de identificar potencial terapêutico nesses produtos.  Estamos acompanhando!