TCM é um nome dado aos lipídios do tipo gordura saturada provenientes de espécies vegetais ou de origem animal. O TCM utilizado pela APEPI é derivado do coco e tem sua produção 100% nacional. O TCM é aplicado em medicamentos ou cosméticos, visto que atende rigorosamente todas as normas sanitárias e farmacológicas exigidas, garantindo segurança e eficácia. Ele é seguro para uso e não apresenta contraindicações no volume das doses padrão dos medicamentos.
Por ter estrutura molecular menor que outros tipos de óleos vegetais como o azeite de oliva e o óleo de canola, o TCM tem uma absorção mais rápida pelo organismo. Ou seja, o TCM é de mais fácil digestão, o que disponibiliza os princípios ativos dos óleos da APEPI de modo ainda mais eficiente.
O TCM tem mais estabilidade por ser menos propenso à oxidação, portanto, conserva ainda mais os compostos da Cannabis, como os canabinoides e terpenos. Além disso, o TCM terá menos influência nos aspectos sensoriais, o TCM é uma base mais clara, de cheiro e sabor mais neutros, levemente adocicado.
Os mercados internacionais de produtos de Cannabis mais desenvolvidos como Estados Unidos, Uruguai e Europa já adotaram o TCM como uma das principais bases pela sua eficiência, segurança e custo-benefício.
A mudança da base será gradual, respeitando os estoques disponíveis na dispensação. Até lá, o associado ainda pode receber um óleo com azeite de oliva, mas logo todos os produtos terão TCM como base. Lembrando que o azeite de oliva também é um ótimo óleo veiculador e não traz nenhum prejuízo ao seu tratamento.