Cannabis pode auxiliar no tratamento de vícios e saída de medicação tarja preta

O uso medicinal da Cannabis tem se expandido para diferentes tipos de tratamentos, muitos deles já com estudos e evidências científicas, atestando a eficácia da planta. Outras aplicações ainda estão em teste e apresentam resultados preliminares promissores. Uma dessas aplicações é a terapia com Cannabis para o desmame de medicações tarja preta, sobretudo medicamentos opioides, e auxílio no tratamento de dependência química. 

As medicações de tarja preta, incluindo os opioides, são de extrema relevância para o alívio de sintomas como dores intensas e controle de doenças crônicas. Contudo, a popularização dessa classe de medicamentos tem alertado autoridades de saúde no Brasil e no mundo pelo risco de dependência e efeitos colaterais altamente prejudiciais ao organismo.  

Conforme o Relatório Mundial Sobre Drogas, publicado neste ano pelo Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC), a crise global de opioides continua a crescer, com uma alta mortalidade ligada ao uso de opioides sintéticos, especialmente nos EUA e Canadá. Em 2022, mais de 100 mil mortes foram atribuídas a overdoses de opioides.  

Já a Fundação Oswaldo Cruz alerta para o aumento da prescrição dessas medicações no Brasil, estudos da instituição indicam que em 2019, opioides estiveram ligados a 0,9% das mortes em São Paulo. Além disso, uma das grandes preocupações dos órgãos e autoridades de saúde é o uso indiscriminado e a automedicação com os opioides, principalmente entre a população jovem. 

A Cannabis como alternativa 

Frente a essa realidade, terapias medicinais com Cannabis estão sendo testadas para a redução do uso de medicamentos e a via de saída da dependência química de opioides e outras drogas. O uso terapêutico da maconha para a redução do uso de outras substâncias está relacionado com as propriedades que a planta apresenta. 

Devido ao poder analgésico de alguns canabinoides, estudos indicam que a Cannabis pode funcionar como um substituto ou coadjuvante, ajudando a reduzir doses de opioides e, em alguns casos, facilitando o desmame por completo. Desse modo, usuários de opioides podem continuar sem as dores, sem os efeitos indesejados causados pelos medicamentos. 

Além do poder analgésico, a Cannabis e, em especial, o canabidiol (CBD), possui propriedades neuroprotetoras e ansiolíticas que podem ajudar durante o processo de abstinência de drogas como o tabaco e o álcool. O tratamento com Cannabis, combinado com outras terapias, pode auxiliar na redução dos sintomas de abstinência, como ansiedade e irritabilidade, além de diminuir o desejo por essas substâncias. Isso torna a Cannabis uma opção potencialmente eficaz para tratar dependências, ajudando o paciente a lidar melhor com os desafios do processo de desintoxicação. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *