Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/riocom/apepi.org/wp-includes/functions.php on line 6114
Sistema endocanabinoide: Entenda como a Maconha interage com o corpo - APEPI

Sistema endocanabinoide: Entenda como a Maconha interage com o corpo

O caminho para entendermos os potenciais da Cannabis medicinal está no sistema endocanabinoide. Não seria exagero dizer que o corpo produz maconha da cabeça aos pés. Produzimos substâncias semelhantes às encontradas na planta. Do mesmo modo, diversos sistemas humanos possuem receptores adaptados para recebê-lo.

A primeira parte deste sistema são os endocanabinoides, moléculas produzidas pelo organismo de modo natural, que atuam como mensageiros. Um dos principais endocanabinoides estão a anandamida (AEA), associada ao controle do humor, apetite e prazer. Outro destaque é a 2-araquidonoilglicerol (2-AG), que atua na regulação da resposta imune e na proteção cerebral.

Estas estruturas são quimicamente semelhantes aos fitocanabinoides, produzidos pela planta, como o canabidiol (CBD), tetrahidrocanabinol (THC), canabigerol (CBG), entre outros. Desta forma, quando absorvidos pelo organismo, os fitocanabinoides ajudam a ativar o sistema endocanabinoide. ajudam manter ou facilitar a homeostase, o equilíbrio físico e mental.

Na outra ponta do processo, os receptores canabinoides estão presentes na superfície das células em diversas partes do corpo. Podemos estes receptores são divididos em CB1 e CB2. Os receptores CB1 são encontrados principalmente no cérebro e sistema nervoso central e regulam funções como a coordenação, memória, humor e percepção da dor. Já os receptores CB2 estão presentes principalmente no sistema imunológico e nos tecidos periféricos, por isso estão mais envolvidos na resposta imune e anti-inflamatórias.

A interação entre os receptores endocanabinoides e os fitocanabinoides é a chave para como ativar o sistema endocanabinoide. Esta ativação ajuda a equilibrar reações metabólicas.

Atualmente a medicina endocanabinoide já conhece os potenciais da Cannabis para o tratamento de diversas patologias. Estas vão desde doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, a dores crônicas, transtorno de ansiedade, entre outros. E ainda há muitos benefícios da maconha medicinal para serem descobertos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *