Edit Content

Conheça os flavonoides da maconha 

A cannabis é uma planta rica em compostos naturais. Além dos mais de 100 canabinoides já conhecidos pela ciência, há também substâncias como os terpenos, que confere o aroma da maconha. Os terpenos canábicos mostram que não só o canabidiol (CBD), o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabigerol (CBG) possuem propriedades terapêuticas. Nesse sentido, outros compostos vêm chamando a atenção da ciência. É o caso dos flavonoides da maconha. Venha conhecer este importante composto da cannabis:

O que são flavonoides? 

Os flavonoides são um grupo de compostos fenólicos presentes em diversas plantas. Entre estas, incluiu-se a cannabis. Atualmente, conhecemos cerca de 20 flavonoides presentes na maconha, com destaque para a canflavina A, B e C, que são únicas do gênero cannabis. 

Os flavonoides contribuem para formar a coloração, o aroma e o sabor natural das plantas. Contudo, também desempenham papéis fundamentais na sua defesa contra pragas, radiação ultravioleta e ameaças ambientais. Nesse sentido, os flavonoides atuam como mensageiros naturais, sinalizando a planta para polinizadores e ajudam na defesa antimicrobiana e antifúngica. 

Flavonoides canábicos ajudam a saúde? 

Por serem fundamentais na defesa da planta, os flavonoides despertaram a atenção da medicina canabinoide. Atualmente, estudos laboratoriais apontam para possíveis potenciais anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas dos flavonoides, principalmente para a inibição de mediadores inflamatórios.  

De modo geral, os flavonoides podem representar uma importante mudança para a ciência. Isso porque suas propriedades químicas apontam para diversas aplicações promissoras como agentes coadjuvantes em variados tratamentos. Contudo, ainda carecem de estudos mais robustos que determinem as possibilidades terapêuticas dos flavonoides. 

Flavonoides e efeito entourage 

Os flavonoides são cruciais para a saúde da cannabis e podem também ajudar a nossa saúde. Além dos seus potenciais terapêuticos no uso isolado, os flavonoides potencializam os efeitos da maconha. Este é o chamado efeito sinérgico, também conhecido como efeito entourage ou efeito comitativo. Em resumo, quando o sistema endocanabinoide interage com ativos da planta, há uma intenção mais potente quando há a presença dos canabinoides, assim como dos terpenos e flavonoides. 

Do ponto de vista medicinal, o efeito entourage ocorre com o uso de óleos de cannabis full spectrum, que preservam todos os compostos naturais da planta. Enquanto os flavonoides ainda são uma opção a ser desvendada, uma outra forma eficaz de uso terapêutico da maconha é com a pomada de CBD, seja isolado ou em sinergia com outros compostos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress