Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/riocom/apepi.org/wp-includes/functions.php on line 6114
João Gabriel Gouvêa, farmacêutico, responsável pelo laboratório da APEPI, conta os 3 motivos que garantem a qualidade dos nossos óleos - APEPI

João Gabriel Gouvêa, farmacêutico, responsável pelo laboratório da APEPI, conta os 3 motivos que garantem a qualidade dos nossos óleos

Convidamos nosso farmacêutico João Gabriel Gouvêa para explicar os motivos pelos quais os óleos à base de maconha (Cannabis sativa) da APEPI têm padrão de qualidade inquestionável.

Com a transparência que já é nossa marca registrada sobre os processos de cultivo, extração e análises laboratoriais, ele conta como garantimos que nossos óleos de Cannabis medicinal são seguros, confiáveis e proporcionam benefícios terapêuticos consistentes! Fala, João!

1_ Origem e Cultivo Orgânico: O grande diferencial do cultivo da APEPI é a produção de quimiotipos agronomicamente selecionados que possuem características químicas específicas, como é caso do nosso quimiotipo Doctor que tem alto CBD (canabidiol) e o nosso quimiotipo Purple Wreck que possui alto THC (tetra). Por meio da padronização de quimiotipos na cadeia produtiva, o processo de rastreabilidade é mais assertivo e há maior padronização do perfil de canabinoides e terpenos dos nossos óleos, assegurando maior uniformização e consistência da farmacoterapia do paciente.

Nossas plantas são cultivadas por uma equipe qualificada e reconhecida no cenário. É importante ressaltar que as bases para o nosso cultivo respeitam as Boas Práticas de Cultivo de Plantas Medicinais, com sistemas seguros de rastreabilidade das plantas. Tanto o beneficiamento primário quanto o laboratório de produção seguem as Boas Práticas de Fabricação para laboratórios farmacêuticos, o que assegura a qualidade dos processos e do produto de Cannabis.

2_Padrões de Qualidade e Certificações: Apesar da falta de clareza por parte da ANVISA, que ainda está para publicar a nova resolução que tratará sobre os derivados de Cannabis, nós seguimos rigorosos padrões de qualidade e atestamos esses padrões por meio de análises realizadas em todos os lotes produzidos pela associação. Dessa forma, garantimos a padronização e asseguramos tanto ao prescritor quanto ao paciente a segurança e a qualidade do óleo que está sendo utilizado. Temos o laboratório do CIATox da UNICAMP, que é referência nacional em análises toxicológicas, dosando mais de 10 ficanabinoides em todos os nossos lotes de extrato e óleo. Também realizamos análises de controle de qualidade de metais pesados, solventes residuais, micotoxinas e contaminantes microbiológicos para assegurar a qualidade no quesito contaminante, em laboratório credenciado pela ANVISA. Para fins de transparência, disponibilizamos todos os Certificados de Análise e os folhetos informativos dos nossos óleos em nosso site apepi.org/oleosdaapepi/

3_Incentivo à Pesquisa: A APEPI tem como base profissionais de destaque no campo da pesquisa sobre Cannabis medicinal. Em 2023, estabelecemos um setor específico dedicado a esse tema, que atua em três vertentes principais: Pesquisas Colaborativas, Pesquisas Internas e Desenvolvimento e Inovação. A APEPI já estabeleceu mais de 20 parcerias com instituições de pesquisa em diversas áreas, incluindo agronomia, biologia, farmácia, educação, psicologia, veterinária, entre outras. Internamente, buscamos aprimorar as técnicas de cultivo e produção de óleo medicinal para aumentar a qualidade dos nossos produtos, por meio de pesquisa-ação com excelência que atenda aos padrões científicos, garantindo a confiabilidade dos resultados. Em termos de desenvolvimento e inovação, orgulhosamente, somos a primeira associação no Brasil a fabricar e fornecer óleo rico em Canabigerol (CBG), uma conquista que representa nosso compromisso com a vanguarda da pesquisa e da oferta de opções terapêuticas avançadas. Além disso, estamos dedicados à pesquisa e desenvolvimento de óleos ricos em Canabinol (CBN), bem como à criação de pomadas com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias e entre outras formas farmacêuticas que são interessantes de agregar na farmacoterapia canabinoide.

Saiba mais em nosso site:  https://apepi.org/pesquisa/.

* João Gabriel Gouvêa é graduado em Farmácia pela Universidade Católica de Santos e Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Farmanguinhos. Possui pós-graduação em Gestão da Inovação em Medicamentos da Biodiversidade (Farmanguinhos/FIOCRUZ). Atualmente é doutorando em Farmacologia no CIATox-UNICAMP e Gestor Técnico na APEPI. Também atua como coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis Medicinal no Conselho Regional de Farmácia (CRF-RJ) e é professor nos cursos de Extração de Canabinoides e curso para Médicos da APEPI, também sendo professor na Pós-Graduação de Cannabis medicinal da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *