Nesta Edição da APEPI News, o papo é com a Giovanna Soares, que começou na APEPI como estagiária há 2 anos e meio e hoje é responsável pelo projeto que cuida de quem não tem condições financeiras de arcar com o tratamento à base de Cannabis medicinal, o Programa APEPI Solidária – PAS. Confira!
Meu nome é Giovanna Soares, tenho 23 anos e estou me formando em Serviço Social pela UFRJ. Há 2 anos e meio, entrei na APEPI como estagiária do Acolhimento, onde puder aprender demais sobre todo funcionamento do mundo Cannábico e toda relação com os pacientes, onde realmente pude me aproximar!
Por eu estar cursando Serviço Social e engajada na relação com os pacientes, a Guete me pediu para pensar e criar uma política de avaliação de hipossuficiência para que pudéssemos cada vez mais democratizar o acesso ao uso do óleo para diversas pessoas que precisam, mas não têm condições financeiras. Assim, por meio de uma avaliação socioeconômica, uma política de descontos e isenções para pacientes de Cannabis medicinal e também de suporte emocional e orientações quanto ao tratamento a todos esses pacientes comtemplados, criamos o PROGRAMA APEPI SOLIDÁRIA – PAS.
Hoje, esse programa atende a 429 pacientes, com a implementação da nova forma de avaliação, incluímos 209 pacientes hipossuficientes no programa somente em 2023, onde dispensamos 2138 frascos e tivemos 371 consultas gratuitas ou com desconto concedidas. As expectativas para 2024 são otimistas, visando triplicar o número de pacientes atendidos no programa de hipossuficiência, alcançando pelo menos 10% do total de associados da APEPI.
O acompanhamento ainda mais próximo desses pacientes irá fortalecer a eficácia do programa, garantindo um suporte integral ao longo do tratamento.
Além disso, estamos criando um plano de anuidade voltado para associados interessados em contribuir financeiramente no tratamento de pessoas, que não apenas permite uma participação mais ampla da comunidade, mas também reforça o aspecto colaborativo e solidário da associação, promovendo uma rede de apoio sustentável e inclusiva.
Vamos trabalhar mais para expandir o alcance do programa, proporcionar mais assistência a quem precisa e consolidar nossa contribuição positiva para a comunidade.
Parceria com Coletivo RESH – Reparação Sócio-histórica
Em 2023, também estabelecemos uma parceria com o Coletivo RESH, que tem como objetivo primordial promover reparação e acesso a tratamentos à base de Cannabis para grupos vulneráveis, incluindo pacientes negros, favelados/periféricos, indígenas, quilombolas, pessoas LGBTQIAPN+, com deficiência, e mães solo. O Coletivo destaca a importância da reparação social e da participação ativa desses grupos para alcançar justiça e equidade, algo em que a APEPI sempre mirou em se aprofundar.
Operando sob a gestão da Associação Coletivo RESH, uma equipe transdisciplinar de profissionais, composta por psicólogos, assistentes sociais, consultores em saúde e terapeutas, realiza triagens e avaliações para garantir a oferta de cotas 100% gratuitas para o acesso ao tratamento com Cannabis.
É aí que a APEPI entra, com o compromisso de receber, inicialmente, até 30 pacientes dessa instituição e que já que tenham prescrição para óleo rico em THC. Neste momento, estamos expandindo o PAS para o óleo balanceado de THC e CBD, para receber o óleo gratuitamente.
Os pacientes que já possuem receita médica são acompanhados de perto pelo projeto e, na APEPI, por mim! Até o momento recebemos 12 pacientes do Coletivo. A sede torna-se um ponto de encontro onde esses pacientes podem fazer o cadastro e retirar os medicamentos, proporcionando um acolhimento mais amplo e estabelecendo um compromisso mútuo entre eles e a causa.
O acompanhamento contínuo e a avaliação da evolução de cada paciente a cada retirada demonstram nosso compromisso em compreender as necessidades individuais e garantir que o tratamento seja eficaz e personalizado.
Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre essa frente de atuação da APEPI da qual eu tenho muito orgulho de cuidar e que me dá tanta certeza de que juntos somos mais fortes!
Boa tarde, gostaria de saber quais são os critérios utilizados para participar do programa apepi solidario????
Sou sócia na APEPI !!!!
Às vezes me vejo em situações que preciso parar com tratamento por não estar com dinheiro disponível para aquisição do óleo!!!
E com isso minhas dores se torna insuportáveis!!!!
Muito obrigada!!!!
Olá, Maria Lúcia. Pedimos desculpas pela demora no retorno, sua mensagem havia ido parar no spam por engano.
No nosso site você encontra todas as orientações para participar do Programa e a boa notícia é que ja sendo associada e paciente, ganha algumas posições em nossa avaliação.
Acesse: apepi.org/pas-programa-apepi-solidaria/ e preencha o formulário ou entre em contato com o nosso Acolhimento.
Um abraço,
Equipe APEPI