O ano de 2023 foi marcado por uma série de mudanças e conquistas significativas no setor educacional da APEPI, tornando esse departamento cada vez mais dinâmico e adaptável a um ambiente de aprendizagem em constante evolução. Já são mais de 1000 alunos certificados nos cursos de cultivo, extração e prescrição para médicos. Abaixo, destacamos o que marcou o nosso ano.
A transformação digital foi notável. A pandemia de COVID-19 propiciou nossa adesão aos cursos online, que antes eram presenciais, e que têm se mostrado bastante eficientes no ensino de técnicas de cultivo e extração de canabinoides para a produção do óleo medicinal. Quanto ao curso de Prescrição, optamos por um modelo híbrido que reúne aulas online ao vivo, videoaulas gravadas e encontros presenciais que favoreceu uma maior integração entre os alunos médicos e estudantes de Medicina com os nossos professores especialistas.
Em 2024, estaremos focados na valorização dos profissionais de saúde, já que temos consciência da importância do trabalho multidisciplinar e da farmacovigilância. Assim, além da abertura para as inscrições para o VII Curso de Prescrição Medicinal prevista para o final de janeiro, a prioridade é a organização de um curso sobre o Uso Medicinal da Cannabis para outras especialidades, como nutricionistas, veterinários, farmacêuticos e fisioterapeutas, entre outros.
A responsabilidade social também está nos nossos planos, com a disponibilização de vagas gratuitas para pessoas pretas. Estamos criando as políticas que envolvem essa ação afirmativa com muito carinho e, em breve, traremos novidades.
O futuro promete muitos desafios, mas com certeza os aprendizados de 2023 continuarão a inspirar a maneira como trabalhamos na APEPI Escola.
A museóloga Adriana Hollós e a jornalista Mariana Martins cuidam dos nossos cursos e alunos da APEPI Escola.