Ações da Apepi na luta pela Cannabis medicinal

Principais ações da APEPI : 

Reuniões de apoio a pacientes e familiares:

Papo especial - Apepi

A Apepi, através de sua coordenadora participa de um grupo de mães que organizam reuniões unindo pessoas com situações vulneráveis semelhantes e que estão fazendo uso medicinal ou não da maconha. Pais com filhos especiais, pessoas com dificuldades por doenças e por situações críticas. As reuniões possibilitam que as pessoas e famílias exponham seus casos, desabafem suas angústias e percebam que não estão sós. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, já que geralmente essas doenças desestruturam toda a família. Saiba Mais!

Apoio e informação ao uso terapêutico da cannabis

Legislação sobre maconha e cannabis

Além da ajuda mútua entre o próprio grupo de pacientes, a Apepi atua como facilitadora entre os pacientes e a Anvisa no processo de importação do medicamento, seja com informações necessárias sobre a documentação e os procedimentos, seja para recorrer à justiça para o custeio do tratamento. Além de algumas informações gerais sobre a cannabis  e indicações de médicos que possam orientar a necessidade ou não do medicamento. Além de ter uma atuação próxima á ANVISA, cobrando sempre avanços do governo.

 

Oficinas de cultivo de cannabis e extração do óleo para fins terapêuticos:

Oficina cultivo e oleo cannabis

Existe um fato social negligenciado pelo Estado que consiste em centenas de pessoas que já plantam Cannabis para uso medicinal, em desobediência civil. A Apepi promove oficinas de cultivo, para que aprendam a cultivar e oficinas de produção de óleo, visando também segurança a esses pacientes e boas práticas para plantio e higiene na manipulação, nas formas de plantio e no desenvolvimento de seu próprio remédio. Veja nossa última oficina!

Debates, palestras e eventos em Instituições de Pesquisa e de medicina

Debates e palestras sobre maconha medicinal

São realizados debates e palestras em instituições públicas e privadas. A ideia é intensificar e avançar no tema com o objetivo de divulgar informações e estimular atuais e futuros pesquisadores.


Debates, palestras e eventos com a sociedade em geral

Cannabis Medicinal: um olhar para o futuro. saúde pública, regulação e acesso

Realizamos o 1º Seminário Internacional sobre Cannabis Medicinal no Rio de Janeiro (conheça e veja alguns vídeos), além de vários outros eventos realizados eventos, como na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ),  Apoio á Audiência pública na Alerj com a finalidade de rever a legislação para modificar a atual regulamentação, entre outros.

Mostra dos filme Ilegal e Estado de Necessidade (curta) com espaço para Discussão

Apresentacao ilegal pela apepi

A Apepi exibe o Filme “Ilegal, a vida não espera” e o curta “Estado de necessidade”, para mobilizar e sensibilizar o público sobre a necessidade e a urgência das famílias que necessitam remédios á base de maconha, abrindo uma discussão e um questionamento acerca da proibição e necessidade de mudanças da atual legislação. Já foram feitas exibições em vários lugares, como Praça São Salvador,  Ibirapuera, Equador, e também em favelas, comno no pré Vestibular do Cerro-Corá.

Apoio e parceria á pesquisa – Análise da dosagem dos óleos (Projeto Farmacannabis)

Farmacannabis

A necessidade de padronização dos óleos artesanais e da verificação dos importados, levou a Apepi a uma parceria com o Laboratório de Farmácia da Profª. Virginia Carvalho, para realizar um financiamento coletivo  e assim viabilizar a análise dos canabinóides desses óleos. A captação superou as expectativas em 130%. Os resultados já foram apresentados  e o laboratório está disponível para qualquer paciuente levar seu óleo para dosagem. Saiba mais.

Articula e apoia iniciativas  de produção de medicamentos à base de cannabis 


Um dos objetivos prioritários da Apepi é a busca por pesquisas que possam maximizar o uso de remédios a base de cannabis. Para isso é fundamental que universidades, institutos e centros de pesquisas dialoguem com paciente e médicos. A Apepi facilita esse encontro, articulando pacientes e dados e buscando junto à sociedade civil recursos para a pesquisa. Desde 2015 participamos de um Grupo de Trabalho na Fiocruz,  com a finalidade de avançar em testes clínicos para que seja possível a produção de um produto nacional pela Far-Manguinhos e a distribuição pelo SUS.  Veja a reportagem sobre o tema.


Organiza e participa de eventos mobilização pública

mobilização maconha medicinal
A Apepi foi um ator fundamental na organização de uma ala medicinal na Marcha da Maconha (maio) e sai sempre desde 2014; participamos também da mobilização de pacientes para o Dia Nacional da maconha Medicinal (novembro); da mobilização sobre as doenças Raras (março) e do Purple Day – Dia de consciência da Epilepsia (Abril), entre outros.


Articula Redes e ações conjuntas com associações e instituições pró – Cannabis medicinal inclusive na américa latina

A APEPI  juntamente com outros movimentos sociais e trabalha e articula ações políticas em prol da regulamentação da cannabis no Brasil perante à Anvisa. participa de uma rede virtual de participação e articulação com movimentos sociais na América Latina em prol da Cannabis com fins terapêuticos.


Presença na internet e mídias sociais

A utilização de canais na internet como facebook e site são fundamentais para divulgação de informação,  mobilização e articulação. A APEPI já conta com um site e uma página dinâmica e pró ativa no facebook ( mais de 60 mil seguidores), redes de Whatsapp, Instagram e canal no Youtube.


Articulação com Associações de pacientes de Cannabis medicinal, de doenças raras, de órgãos governamentais, ONGs, intituições públicas e Empresas

A Apepi é articulada com as principais associações como abrace, ama-me, cultive etc, e dialoga com as principais empresas de óleo, empresas de cultivo, instituições públicas, órgãos governamentais, legislativo etc. A Apepi faz parte da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, articula também com os movimentos latino-americanos, com outros movimentos sociais como a RENFA, etc. Sabemos que para podermos avançar é preciso informar e conscientizar grande parte da sociedade articulando  e somando forças para essa causa. Acreditamos que aprofundar diálogos, interfaces e experiências, para possíveis parcerias estratégicas é fundamental para reverberar  e fortalecer o movimento e a luta por essa nobre causa.

EnglishPortugueseSpanish